OFICINAS
Selfies, autoimagem e autorrepresentação das mulheres
dia 1
Um mergulho nos odus
A primeira oficina do projeto Feminino Incorpóreo foi um encontro-convite às mulheres-peixes-pássaros, especialmente do Ifba de Jacobina, para um mergulho interior onde a construção da auto imagem fosse caminho/processo para criação de si mesma como corpo-pessoa e corpo-coletivo. A vivência artística contou com uma tarde de imersão em processos criativos. Assim, a partir de cinco Odus (caminhos) trilhamos a nossa experiência, sendo eles o Odu de Origem, Odu de Transição, Odu de Desconstrução, Odu de Transformação e Odu de Encantamento. Quando o fantasma colonial é um pesadelo, olharmo-nos, a si e às vizinhas, pode ser fonte de encantamento e oportunidade para confabular sonhos e imaginar imagens.
dia 2
Oficina de selfie
Colocar em prática, mas ainda não… Na segunda oficina do projeto, todas pareciam estar famintas pela prática. Antes, era necessário um breve contar da história da fotografia e da autorrepresentação desde a pré história aos aplicativos de tratamento de imagem.
Nosso objeto: a selfie física, digital e emocional. A proposta incluía quatro imagens, uma representando cada Odu de seus próprios cosmogramas criados no dia anterior.
Nas semanas seguintes, os atendimentos individuais aceleraram as criações artísticas e o resultado não poderia ser melhor …